Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A comunidade Acadêmica do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba já iniciou os preparativos para a comemoração do seu aniversário de 35 anos. O evento  terá  como tema: “Universidade e Responsabilidade Social: O espaço e a memória que nos cercam e nos definem” e será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. A comemoração contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor, professor Gilmar Pereira, ex coordenadores do Campus, egressos e personalidades importantes que ajudaram na implantação e desenvolvimento da instituição.
    A programação já está fechada e contará com apresentação musical de Ney Viola (artista local), relatos de experiências de servidores aposentados e egressos, Sarau com o tema: “História Memória e cachaça” com o poeta e escritor abaetetubense Paes Loureiro,  mesas redondas sobre o movimento estudantil, movimentos sociais, ensino, pesquisa e extensão, além de evento cultural com apresentações de música e teatro.
    História
    De acordo com a Universidade Multicampi (2011), o Campus Universitário de Abaetetuba, foi implantado em 1987, no município de Abaetetuba, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Prof. José Seixas Lourenço. Os primeiros cursos ofertados, Matemática, Letras, Pedagogia, História e Geografia, eram todos em regime intervalar e aconteciam nos espaços físicos do Colégio São Francisco Xavier, da Escola Estadual Prof. Basílio de Carvalho e da Escola Municipal Joaquim Mendes Contente, pois o Campus não tinha prédio próprio.
    Neste contexto, a Prefeitura do Município cedeu, também, as terras onde foi construído o Campus Universitário de Abaetetuba, há mais de 20 (vinte) anos. Segundo a Universidade Multicampi (2011), a primeira coordenadora do Campus, professora Conceição Solano, esteve no cargo de 1987 a 1991. Depois disso, o Campus contou com a gestão do professor José Carneiro Queiroz, (1992-1995), Adelino Ferranti  (1998-2004), Alessandra Matos (2005), Waldir de Abreu (2005-2007), Francisca Carvalho (2007-2011), Eliomar do Carmo (2011-2016), Sebastião Cordeiro (2016-2018) e desde 2019, o Campus  é coordenado pela professora Ana Áurea.
    Hoje, o Campus Universitário de Abaetetuba conta com 94 docentes, 29 técnico-administrativos e mais de 2.000 mil alunos. Os cursos de graduação ofertados são: Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Espanhol, Física, Matemática, Educação do Campo, Agroecologia e Engenharia de Produção. A instituição também possui dois Programas de mestrado: O Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI) e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).
    O aniversário de 35 anos da instituição está sendo organizado por uma comitiva formada por servidores da universidade e a intenção é fazer uma comemoração memorável com a participação de toda a comunidade acadêmica.
    Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de discentes para a realização de estágio no âmbito do Programa “Ciência e Artes - Povos da Amazônia” (CAPAM), iniciativa em parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Banco Santander. O estágio será realizado na UNICAMP e podem se candidatar discentes da UFPA indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. O estágio, com duração de cinco semanas, tem por objetivo possibilitar o contato dos discentes da UFPA com a vida acadêmica da UNICAMP e estimular a vocação para a pesquisa científica nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. O estágio será realizado no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023. Na UFPA, o Programa será administrado pela PROPESP, observando-se as condições descritas a seguir. Mais informações no edital em anexo:

Edital 26/2022 - PROPESP/UFPA

A Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM), vem por meio deste convidar a comunidade acadêmica para prestigiar VIII Seminário Integrador das Lincenciaturas em Educação do Campo e o III Seminário de Agroecologia que trás como tema: Ancestralidade, Educação e Inovação: formando e reconhecendo saberes na Amazônia paraense.

O evento ocorrerá no Campus Abaetetuba durante os dias 19, 20 e 21 de dezembro, o qual terá em sua programação: café com os movimentos sociais, rodas de conversas, oficinas, palestras, submissão de trabalhos e apresentações culturais.

Havendo também a emissão de certificados aos participantes.

As inscrições já estão abertas, e poderão ser realizadas até dia 23/11 no site https://www.even3.com.br/viii-seminario-integrador-de-licenciatura-em-educacao-do-campo-e-iii-seminario-de-agroecologia-288715

Mais informações sobre a programação e submissão de trabalhos, entrar em contato com a comissão de organização pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp: 91 985725989

A Divisão de Extensão do Campus Universitário de Abaetetuba convida pesquisadores e representantes de movimentos sociais para participar do IV Circuito Vidas Negras e Direitos Humanos como propositores/as de atividades acadêmicas, científicas e culturais.
 
Serão aceitas as ofertas de minicursos, oficinas, comunicações orais, feiras, exposições, relatos de experiência e outras atividades alinhadas ao tema do evento até o limite máximo permitido pela programação.
 
Os/as interessados/as deverão realizar a sua inscrição até o dia 14 de novembro de 2022 por meio do link disponível, abaixo:
 
https://www.even3.com.br/iv-circuito-vidas-negras-e-direitos-humanos/
 
A carta de aceite será enviada para o endereço de e-mail do/a proponente até o dia 15 de novembro de 2022.
 
As inscrições para ouvintes serão realizadas no período de 01 a 21 de novembro de 2022.
 
O evento ocorrerá no período de 21 a 23 de novembro de 2022, no Campus Universitário de Abaetetuba.
 
As inscrições são gratuitas para todas as modalidades de participação.

Evento com emissão de certificados (carga horária de 20h para ouvintes).

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página