Divisão de Acessibilidade
O QUE É A DAc?
A Divisão de Acessibilidade é um espaço dentro da Universidade Federal do Pará que busca atender as demandas de alunos que possuam algum tipo deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA e altas habilidades/superdotação .
Tem como objetivo de fomentar e desenvolver estratégias de inclusão, acessibilidade e permanência para o publico da educação especial no ensino superior, dando apoio em questões no âmbito de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.
MISSÃO DA DAc
Contribuir para a implementação de políticas acessíveis no âmbito da UFPA no intuito eliminar de barreiras atitudinais, arquitetônicas, de comunicação e informação, dando suporte através de tecnologias assistivas e pedagógicas.
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
Os atendimentos incluem serviços de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais;
digitação de textos, acesso a tecnologias assistivas, softwares ledores, adaptação pedagógica e tempo adicional para realização de provas e articulações com diversos setores da universidade para criar e promover estratégias de inclusão, acessibilidade e permanência para estudantes com deficiência.
COMO TER ACESSO?
Qualquer pessoa da comunidade acadêmica pode procurar a equipe da Divisão de Acessibilidade, que tem espaço físico, uma sala no bloco BD do campus universitário de Abaetetuba.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.
Podendo também entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
COORDENADOR: Ronaldo Lopes de Sousa
MONITORES:
Wevellyn Kethelyn Pinheiro Lobato
Keiliane dos Passos Goes
Curso de Libras na Comunidade
O curso “Libras na Comunidade” tem como objetivo proporcionar uma introdução fundamental à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade acadêmica e o público geral.
Com uma carga horária de 60 horas, o curso é essencial para promover inclusão e acessibilidade, permitindo que mais pessoas se comuniquem efetivamente com a comunidade surda. Além de expandir o conhecimento linguístico e cultural dos participantes, o curso também apoia a construção de uma sociedade mais inclusiva e integrada.
Equipe de Atuação - Interpretes de Libras
Redes Sociais