Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Polos

Barcarena

Barcarena é uma cidade brasileira do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01°30'21" sul e a uma longitude 48°37'33" oeste, estando a uma altitude de 15 metros em relação ao nível do mar. Segundo o IBGE, sua população está estimada em 92.567 habitantes(estimativa do ano 2009). Segundo algumas informações lacunares o nome "Barcarena" se originou da presença, no assentamento populacional, de uma grande embarcação que havia sido batizada de "Arena"e a qual oshabitantes do lugar chamavam de barca. A junção das duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida como Barcarena. Segundo levantamentos mais recentes o nome deste município se originou da política pombalina na região amazônica.

A cultura da cidade de Barcarena, no Estado do Par, é composta por elementos que encantam e enriquecem sua história. Cidade berço da Cabanagem, tem a Paixão que é de Cristo e também do povo. Tem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o de São Francisco Xavier, o Padroeiro do Lugar, o Festival do Abacaxi, do Carangueijo, do Peixe e do Açai.


  • NÚCLEO DO CAMAPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA DE BARCARENA

Local: Universidade Aberta do Brasil - UAB Barcarena

Endereço: Rodovia PA 481 Km 1  S/N Bairro: Vila São Francisco

Curso: Letras e Pedagogia Modalidade: Intensivo

Coordenador (a): Profa. Izabel Menezes Pereira

Contatos: (91) 9617 - 0364

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Tomé-açu

Tomé-açu é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 02°25'08" sul e a uma longitude 48°09'08" oeste, estando a uma altitude de 45 metros. Sua população estimada em julho de 209 era de 48.607 habitanes.

Tomé-Açu era considerado uma aglomeração importante do então municipio de Acará. Em 1952 os habitantes de Tomé-Açu iniciaram um movimento de conspiração contra o município de Acará, por ser governado por seus administradores. O Governador daquela época, através da Lei n°1.127 de 10 d maio de 1955, autorizou a criação de novos municípios e nomeação de novos prefeitos, o qual incluía Tomé-Açu, sendo que o primeiro prefeito nomeado foi Anthódi de Araújo Barbosa.

Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo Brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a Cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.

O município de Tomé-Açu é carinhosamente apelidada de A terra da Pimenta, pelo fato de que os primeiros japoneses a cultivavam nessa região e elevaram o Brasil, pela primeira vez, à condição de produtormundial de pimenta-do-reino.


  • NÚCLEO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ABAETETUBA DE TOMÉ-AÇU

Local: Residência Ipitinga

Endereço: Rodovia PA140 Km 10 S/N Bairro: Ipitinga

Curso: Letras - Inglês                       Modalidade: Intensivo

            Letras - Português                                    Extensivo

            Pedagogia                                                   Intensivo

            Matemática                                                 Extensivo

Coordenador (a): Alan Ricardo Cruz Vaz

Contatos: (91) 3734-1489 / (FAX) (91) 3734-1247  / (91) 9197-2822

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página