Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais notícais
Início do conteúdo da página

A Coordenadoria de acessibilidade da SAEST oferta oportunidade de bolsa acadêmica de acessibilidade (PROBAC) para estudantes de Matemática e educação no campo a partir do 5º semestre, pedagogia a partir do 3º semestre e Língua Portuguesa a partir do 2º semestre do campus de Abaetetuba. Maiores informações acessar a instrução normativa em “instruções normativas/bolsa acadêmica de acessibilidade 2021” no SIGAEST (https://sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php). INTERESSADOS Enviar e-mail de 15 a 25 de outubro para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. no canto inferior direito, os logos da CoAcess, da SAEST e o Brasão da UFPa.
 
 
 
 
ResponderEncaminhar

É com profundo pesar que a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo – FADECAM, do Campus de Abaetetuba da UFPA informa o falecimento da estudante de Licenciatura em Educação do Campo, turma 2020 (Intensivo, Abaetetuba), Elizângela do Carmo Chaves, em função de complicações no parto ocorrido ontem, dia 28 de setembro de 2021. Manifestamos nossos pêsames à família e aos amigos enlutados neste momento de dor.


Direção da FADECAM / CUBT - UFPA

 

Chegou o grande momento de dar boas-vindas às Calouras e aos Calouros do Campus Universitário de Abaetetuba/ UFPA. O evento inicia segunda-feira, dia 21 de junho de 2021, às 9h:30, com uma Programação Geral e segue, a partir do dia 23, às 14h: 30, com a Programação da Unidade.
O Evento terá como Tema: "Universidade Pública: Cidadania, Ciência e Cultura". Confira, abaixo, a Programação Geral e fique atento às datas, horários e links.

Programação

 

Defesa de TCC
Defesa de TCC da discente Rayssa Monteiro Coutinho, sob o título "IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE ESTOQUES: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ANÁLISE DE RUPTURA", que será realizada no dia 21.06.2021, às 16:00h, via Google Meet. Pelo link https://meet.google.com/dhm-hgpb-ryc

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Harlenn dos Santos Lopes (Orientador)
Profº. Dr. Harley dos Santos Martins
Profº. Dr. Eduardo Braga Costa Santos

Defesa de TCC do discente Sérgio Rodrigues Pinheiro Neto, matrícula 201600540046,  sob o  título "ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO CONTROLE SECUNDÁRIO DE TENSÃO EM AEROGERADORES DE VELOCIDADE VARIÁVEL DO TIPO GERADOR DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADO" dia 15 de Junho de 2021 às 09:00h através do link  meet.google.com/jop-qpio-yhc.

Banca Examinadora:

  Profª. Kayt Nazaré (Orientadora)

  Profº. Hallan Max Silva Souza ( Examinador)

  Profº. Eliomar Azevedo do Carmo (Examinador)

 
Edital: 59, de maio de 2021 (em anexo)
Área: Física Geral
Vagas: 1
Inscrições: De 20 a 31 de maio de 2021, pelo site http://www.ceps.ufpa.br
Provas: 21 e 22, podendo se estender até 23, de junho (anexo).
Local: UFPA-Campus Universitário de Abaetetuba, Abaetetuba-Pará
informações nos sites:
 
 

O VII Seminário de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET), UFPA- campus universitário de Abaetetuba tem como objetivo socializar a comunidade acadêmica e externar as atividades desenvolvidas durante a realização dos Estágios Supervisionados em Física I, III e IV, do 1° período de 2021. Além disso, relatar as experiências adquiridas e vivenciadas durante as observações, cooperações e regências no ambiente escolar contribuindo, assim, para um importante espaço de diálogo, reflexões, ajustes e aperfeiçoamento do processo de formação dos futuros professores de Física.
⚠️ Venha participar e faça sua inscrição no link abaixo 

Todos convidados para o evento promovido pelo Museu do Baixo Tocantins, inserido na 19ª semana Nacional de Museus, tratando-se do lançamento virtual do documentário "Ramal de Rezadores" vencedor do II Prêmio Proex de Arte e Cultura, coordenado pelo professor Dr. Jones da Silva Gomes e com direção de arte do Cineasta Michel Schettert. O documentário é resultado de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito das ações do Museu do Baixo Tocantins , bem como, do grupo de estudo GAPUIAS, com o propósito de registrar, reconhecer e promover as práticas culturais ligadas as Ladainhas do Ramal do Cataiandeua, Abaetetuba-PA; particularmente as trajetórias dos rezadores que ao longo de décadas vem se dedicando na continuidade dessa arte devocional. Na ocasião, emitiremos certificado de participação, as inscrições serão feitas até o dia 18 de maio pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no ato de inscrição enviaremos o link do evento.

maiores informações: Jones da Silva Gomes/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 989787936
Inscrições e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

SEMINÁRIO VIRTUAL

Oralidade/escrita na literatura latino-americana atual.
Encontros&Desencontros

O evento é uma atividade que envolve tanto a área de Extensão quanto a área de Pesquisa, pois o que busca é promover o pensamento crítico em relação ao conflito histórico e cultural que marca as letras latino-americanas desde suas origens, que é a dicotomia oralidade/escrita. Portanto, um tema importante e essencial que os/as estudantes de literatura espanhola devem conhecer, refletir e se adaptar à forma como entendem o fenômeno literário em seu percurso histórico até os dias atuais. E também é um evento de Extensão porque é organizado e promovido pelo Grupo Artístico e Cultural José Martí, do Curso de Língua Espanhola da Faculdade de Ciências da Linguagens (FACL) do campus de Abaetetuba da UFPA. Grupo que visa expandir e divulgar todas as manifestações da arte, principalmente da literatura, do universo latino-americano.

O objetivo é gerar um espaço de debate e reflexão a partir da apresentação de pesquisadores, pesquisadoras e docentes de diferentes países da Região que em seus trabalhos têm pensado sobre esse crucial encontro/desencontro que marca nossa expressão estética literária a partir da invasão colonial até hoje. E ainda mais quando parece que a literatura como manifestação escrita (letras), aparentemente, perdeu terreno em um mundo iconográfico e audiovisual ubíquo por meio das TIC. Este evento, portanto, é a chave para repensar as ações de descolonização, criação autônoma e resistência que constroem as realidades afrodescendentes, indígenas, populares e em geral excluídas do projeto modernizador latino-americano.

O convite é aberto a todos os campi da UFPA e às diversas universidades internacionais da região que os palestrantes vêm representar.

A atividade como evento virtual tem o caráter de um seminário onde cada pesquisador, a/ professor, a apresentará de seus lugares de enunciação (Amazônia paraense e cidades como Bogotá, Quito e Valparaíso) suas experiências teóricas e criativas neste contexto pandémico universal no qual estamos todos e todas imersos, mas isso não nos impede de abrir espaços para a necessária reflexão crítica.

Dia: sexta-feira, 7 de maio às 14h00 (Brasília)
Via Google Meet: https://meet.google.com/mym-varx-mdj
Inscrições: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. apresentando seu nome, curso ou promoção, número matricula (se tiver) e contato no celular.

Carga horária de 20h.


(En español)

SEMINÁRIO VIRTUAL

Oralidad/escritura en la literatura latinoamericana actual.

Encuentros&Desencuentros



El evento es una actividad que envuelve tanto el área de extensión como el de Investigación ya que lo que intenta es promover tanto el pensamiento crítico respecto al conflicto histórico y cultural que marca desde sus orígenes a las letras latinoamericanas cual es el de la dicotomía oralidad/literatura. Un tema por tanto importante y esencial que los y las alumnos y alumnas de literatura en español deben conocer, reflexionar y adaptar al modo cómo entienden el fenómeno literario en su trascurso histórico hasta la actualidad. Y es también un evento de Extensión porque lo organiza y promueve el Grupo Artístico y Cultural José Martí, del Curso de Lengua española de la Facultad de Ciencias del Lenguaje (FACL) del campus de Abaetetuba de la UFPA. Grupo que tiene por finalidad expandir y difundir toda manifestación del arte, en especial la literatura, del universo latinoamericano.

El objetivo es generar un espacio de debate y reflexión a partir de la presentación de investigadores, investigadoras y docentes de distintos países de la Región que en sus trabajos vienen pensando este crucial encuentro/desencuentro que marca nuestra expresión estética literaria desde la invasión colonial hasta el presente. Y hoy más aun cuando pareciera que la literatura como manifestación escrita (letra) ha, aparentemente, perdido terreno en un mundo ubicuamente iconográfico y audiovisual por medio de las TIC. Este evento, por consiguiente, resulta clave para repensar acciones descolonizadoras, de creación autónoma y de resistencias que construyen las realidades afrodescendientes, indígenas, populares y en general excluidas del proyecto modernizador latinoamericano.

La invitación es abierta a todos los campus de la UFPA y a las distintas universidades internacionales de la región que vienen a representar los y las ponentes.

La actividad como evento virtual tiene el carácter de seminario donde cada investigador,a/docente va a exponer desde sus lugares de enunciación (Amazonía paraense y ciudades como Bogotá, Quito y Valparaíso) sus experiencias teóricas y creativas en este particular contexto sanitario que nos tiene a todos y todas inmerso, pero que no por eso impide abrir espacios para la reflexión crítica necesaria.

Día: viernes 7 de mayo a las 14hrs (Brasilia)
Vía Google Meet: https://meet.google.com/mym-varx-mdj
Podrán inscribirse al e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. presentando su nombre, curso o promoción, número de matrícula (si los tienen) y contacto de celular.

Carga horaria de 20h.

PALESTRANTES:

Gracineia Araújo, Profa Faculdade de Letras, Campus Castanhal, UFPA (BRASIL)
“Entre lo real y lo imaginario: apreciaciones sobre la literatura de tradición oral (las leyendas)”
Franklin Miranda Robles, Investigador independiente, (Quito, Guayaquil) (EQUADOR)
“Un acercamiento al contradictorio diálogo sociocultural de la oralidad y la escritura en América Latina”
Mónica Montes Betancurt, Profa Universidad de La Sabana (COLOMBIA)
“Candelario Obeso: una poética en los intersticios”
Eleonor Concha Venegas, abogada, Mg. Literatura, Universidad de Playa Ancha (CHILE)
“El mundo herido: una poética de la orfandad”

Coordenador Marco Chandía Araya, Prof. FACL, Curso Letras Español, Abaetetuba, UFPA (BRASIL)


A Universidade Federal do Pará lança a Campanha "UFPA contra a Fome" para arrecadação de cestas básicas a serem destinadas a famílias de baixa renda que passam por necessidades neste período da pandemia. A ação visa colaborar com o combate à fome no estado do Pará, neste momento em que muitas famílias sofrem com o desemprego e as limitações à geração de renda. Desde já, a instituição agradece a solidariedade da sociedade paraense.

 Confira o local da entrega no Campus de Abaetetuba:

 

Local: Divisão de Assistência Estudantil (DAEST)

Endereço: Rua Manoel de Abreu, s/n - Bairro Mutirão

Dias e horários de funcionamento: segunda e quarta-feira, das 14h às 17h; terça, quinta e sexta-feira, das 9h às 12h

Contato: (91) 98854-6703

 

Para mais informações sobre a entrega de cestas básicas nos outros campi da universidade acesse o site: https://coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome/postos-de-arrecadacao

 

 
 
A Universidade Federal do Pará, por intermédio do Campus Universitário de Abaetetuba, torna público o Edital n. 003/2021 para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI). Serão ofertadas até 33 (trinta e três) vagas para o curso de mestrado. As inscrições serão efetuadas no período de 15 de março a 05 de abril de 2021, exclusivamente, pela internet. Confira o edital completo no site: eletrônico: www.ppgcitiufpa.com.br
 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançarão, no próximo dia 11 de março, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE), da região norte do país. A parceria iniciou em 2020, e tem por objetivo organizar Cursos de Capacitação (presencial e a distância) junto as Unidades Educativas dos Estados da Região Norte do Brasil, e dar apoio ao Monitoramento e Avaliação dos processos de Adesão/Execução/Prestação de Contas dos recursos obtidos junto ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Todas as ações do Programa serão acompanhadas pelo Observatório de Políticas Públicas da Região Amazônica (OPPRA), que será implementado no âmbito do CECAMPE Norte, sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), no Campus do Baixo Tocantins/Abaetetuba.

Para prestigiar o evento foram convidados Secretários Estaduais e Municipais de Educação, Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/UNDIME, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/UNCME, Conselho Nacional de Dirigentes em Educação/CONSED, Reitores e Pró-Reitores de Extensão das Universidades da Região Norte, bem como a sociedade civil interessada.

O evento será transmitido através do YouTube pelo link, https://youtu.be/NPqTxn1t6s4 ou pelo QrCode informado no convite.

O Professor de Matemática Paulo Petterson, egresso do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, do Campus Universitário da UFPA- Abaetetuba recebeu o Prêmio Simineral de Comunicação na categoria de conteúdos para Redes Sociais por seu trabalho: “Resenha.comPará”, que consistiu  em aulas virtuais para estudantes do terceiro ano do ensino médio da Rede Pública do Estado do Pará, em todas as áreas do conhecimento, durante a pandemia da Covid-19.  A premiação foi organizada pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e foi realizada no dia 16 de dezembro.

O prêmio Simineral de conteúdos para Redes Sociais consistiu em premiar trabalhos que utilizaram redes sociais e plataformas digitais que fizeram a diferença durante o isolamento social em 2020. “No dia 26 de maio, nós realizamos a primeira aula no google meet, foi aí que o projeto começou, depois nós fizemos um encontro no facebook e posteriormente chegamos no youtube por meio do canal: ‘Resenha.comPará’. Nosso objetivo foi diminuir o distanciamento social e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 e por meio de uma integração entre professores das escolas públicas da rede estadual, nós conseguimos atingir mais de 40 municípios”, explicou o professor Paulo Petterson.

            O projeto começou na Escola Estadual Dom Calabria, em Marituba, e na Escola Walter Bezzera Falcão, em Ananindeua, onde trabalham respectivamente, os professores Paulo Petterson e Sérgio Baia, idealizadores do projeto e professores de Matemática.

Segundo o professor Paulo Petterson, a premiação representa um retorno social para a sociedade paraense: “Foi um ano difícil, com muitos desafios. A educação pública no Brasil parou, então nós pensamos em realizar o ‘Resenha.comPará’ para atingir os alunos do último ano do ensino médio, que estavam sem acesso a aulas presenciais e a preparação para o vestibular, logo foi uma forma  de dar um retorno social da nossa atividade”, declarou o professor.

O Resenha.comPará conta com o apoio de mais 50 professores de vários municípios tais como: Belém, Ananindeua, Marituba, Outeiro, Benevides, Barcarena, Abaetetuba, Castanhal, São Francisco do Pará, Capitão Poço, Capanema, Bragança e  Marabá.

PROFMAT

O Programa de Mestrado em Matemática Profissional do Campus de Abaetetuba, do qual o professor Petterson fez parte, contribuiu bastante para a sua carreira: “Como no PROFMAT nós também temos modalidades a distância, percebi que  mesmo neste momento de pandemia, era possível construir uma ferramenta virtual onde os alunos pudessem obter conhecimentos e tão logo contribuir para seus estudos para o Enem 2020, o PROFMAT me inspirou a desenvolver os trabalhos ( Resenha.comPará ) que podem atingir os alunos ao vivo ou em outros momentos, pois os vídeos ficam disponíveis na internet no Canal do Youtuber Resenha.comPará”, afirmou o professor.

 

A Revista Margens Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus de Abaetetuba, divulga informações sobre a chamada de artigos para o dossiê: Margens, Poder e Insurgências na América Latina, a ser lançado no número de julho de 2021. As submissões poderão ser realizadas a partir do dia 15 de janeiro de 2021 e encerrarão no dia 15 de março.

 

Dossiê Margens, Poder e Insurgências na América Latina

Ao tomarmos como lócus de reflexão a América Latina, em sua multiplicidade de culturas, cosmologias, modos de existir e resistir, é inevitável incidir sobre a relação entre modernidade, Estado, violência e racismo, articulados a formas locais de poder em sociedades marcadas pela experiência colonizadora e pelo que Achille Mbembe considera como processos de efabulação, expressos pela falaciosa invenção de enunciados sobre a inferioridade desumana e selvagem de determinadas populações. O fluxo dos processos históricos de dominação e opressão que ainda correm pelas veias abertas da América Latina, no entanto, jamais deixou de enfrentar coletividades insurgentes que, em contextos rurais e urbanos, (re)inventam identidades e narrativas outras, afrontando  mecanismos de subjugação e silenciamentos, desestabilizando a produção estatal das “zonas de não-direito”, positivando identidades subalternizadas e lutando por mudanças nas relações de poder desde as margens do Estado, no sentido atribuído por Veena Das e Deborah Poole. Com isso, buscamos, neste dossiê, reunir pesquisadoras/es que, desde suas experiências empíricas ou discussões bibliográficas, reflitam sobre: (1) as práticas e discursos através dos quais agentes e instituições estatais atualizam violências históricas, produzindo zonas de degradação espacial e moral ao capturar, assujeitar ou mesmo “recuperar” corpos e existências; (2); as reivindicações políticas frente às violências engendradas pela racionalidade neoliberal, a qual precariza a condição humana e as possibilidades de construção de alianças e solidariedades. Ainda, nesse sentido, valorizamos as narrativas sobre os enfrentamentos coletivos, passados e contemporâneos, praticados por mulheres e homens do campo (das florestas, dos rios, das ilhas, dos quilombos, das aldeias e demais espaços territorializados) contra formas específicas de autoridades locais e contra a lógica perversa do grande capital sobre a terra e seus habitantes humanos e não-humanos. Dessa forma, busca-se ampliar os debates sobre as possibilidades de reinscrição de narrativas insurgentes que subvertam lógicas de opressão em cenários sempre marcados por violências, sujeições e silenciamentos.

 

Datas importantes (2021):

Submissões - 15 de janeiro a 15 de março

Respostas aos autores: até 30 de abril

Envio de versões corrigidas: 20 de maio

Editoração: Junho

Publicação: até 30 de julho 2021

 

Observação: Todos os textos devem seguir os padrões descritos em Diretrizes para autores. As submissões serão feitas exclusivamente via sistema. No momento da submissão, selecione o título do Dossiê. Dúvidas, procurar Equipe Editorial.


Organizadores:

Tiago Lemões (UCPel)

Janaina Lobo (UNILAB)

Lívio Claudino (UNIFESSPA)

Rosângela Nogueira (UFPA)

Com o tema “Matemática e Identidade: cultura, diversidade e inclusão”, a VIII Semana de Matemática de Abaetetuba já está recebendo inscrições e submissões de trabalho para a oitava edição que irá acontecer virtualmente entre os dias 2 e 4 de dezembro. A VIII Semat terá programação diversificada, com palestras, mesas de discussão, minicursos e apresentação de trabalhos. O evento terá sua programação realizada por meio de plataformas de reuniões virtuais e contará com transmissão em canal no YouTube.

A Semat tem como objetivo ser um espaço em que docentes, discentes, pesquisadores e profissionais da educação, empenhados no movimento de difusão das propostas de ensino, pesquisa e extensão, compartilham seus conhecimentos matemáticos, a partir das suas relações com a cultura, a tecnologia, as artes e as práticas sociais tradicionais.

“As trocas de experiências entre os pesquisadores e educadores sempre trazem intercâmbio de ideias e de práticas, e esse é o objetivo de semanas acadêmicas como a Semat. A participação em eventos acadêmicos é o que dinamiza a difusão do conhecimento que se desenvolve nas universidades, nos espaços de pesquisa e de ensino”, comenta o professor Osvaldo Barros, responsável pela organização da iniciativa.

A oitava edição da Semat abordará a identidade cultural, a diversidade e as necessidades de acessibilidade ao conhecimento. De acordo com o docente, a ideia é chamar atenção para os valores culturais e os conhecimentos ancestrais que ainda vivem na memória e nas práticas de grupos culturais como ribeirinhos, indígenas, quilombolas e agricultores. Além disso, há a proposta de demonstrar que as práticas urbanas também são manifestações culturais e que, assim como as outras, também são produtoras de conhecimento.

O evento é uma realização do Laboratório de Ensino de Matemática da Amazônia Tocantina (Lemat) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Práticas Etnomatemáticas na Amazônia (Getnoma).

Inscrições - Direcionadas aos estudantes de graduação ou pós-graduação, educadores e pesquisadores da área de Matemática, independentemente do campo de pesquisa, as inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de novembro. Os valores variam conforme a modalidade de participação, a partir de R$10,00, e o pagamento pode ser feito por transferência bancária ou pelo aplicativo PicPay.

As inscrições serão confirmadas com o recebimento do comprovante de transferência, que deve ser enviado para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais detalhes, acesse aqui.

Submissões - Nesta edição, os trabalhos serão apresentados em dois formatos: comunicações orais em salas virtuais e pôster eletrônico, que será exibido no site do Lemat para os interessados. As submissões irão até o dia 2 de novembro.

 

Mais detalhes sobre formatação de trabalhos e templates do evento devem ser consultados no site da VIII SEMAT.

https://www.osvaldosb.com/viii-semat

 

Serviço:

VIII Semana de Matemática de Abaetetuba (VIII SEMAT)

Data: 2 a 4 de dezembro

Inscrições e submissões de trabalhos: até o dia 2 de novembro

Local das inscrições: site do evento https://www.osvaldosb.com/viii-semat

 

Os valores das inscrições variam conforme a categoria de participação.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento https://www.osvaldosb.com/viii-semat

 

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

 

Edital n°01 da PPGCEM que trata da abertura do processo seletivo para a primeira turma de Mestrado Acadêmico para toda a nossa comunidade acadêmica e região

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) está vinculado ao Campus Universitário de Ananindeua e ao Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA. Enfatizamos que o curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais foi recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC) em 2019, na 191ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES)/CAPES com uma área de concentração denominada de Caracterização, Desenvolvimento e Aplicação de Materiais e duas linhas de pesquisa, são elas: 

 Linha 1: Tecnologia dos materiais

 

Linha 2: Materiais Nanoestruturados

Serão oferecidas 16 (dezesseis) vagas efetivas, para o curso de mestrado, vinculadas aos docentes do programa para maiores informações e edital,

 no link abaixo do programa.

http://ppgcem.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual

 

Docente do Campus Abaetetuba tem artigo publicado em revista internacional

        O professor Dr. Marcos Allan do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba teve trabalho aceito em revista internacional. O artigo foi publicado na revista: Scientific Reports-Nature (revista de divulgação científica multidisciplinar online da Nature) e teve como tema: “Ciência dos Materiais, em especial novos materiais em nanotecnologia”.
        O trabalho foi elaborado pelo professor Dr. Marcos Allan, professor Dr. Eduardo Braga e dos alunos da pós-graduação Diego Borges, Danyella Cardoso (mestrado) e Cristhian Loayza (doutorado), juntos eles conseguiram  desenvolver um eletrodo nanoestruturado para soldagem a arco elétrico de alto desempenho e os resultados foram aceitos para publicação sob o título original: "Stainless steel weld metal enhanced with carbon nanotubes".
            Para o professor Marcos Allan: “A Nature é uma das mais importantes revistas de divulgação científica no mundo, onde a Scientific Reports é uma das suas principais revistas online de divulgação científica multidisciplinar. Uma publicação na Nature representa para o pesquisador difusão científica global do seu trabalho”, afirmou o docente.
            O trabalho foi realizado por meio dos Programas de Pós-Graduação em  Engenharia Mecânica e Programa de Engenharia e Recursos Naturais da Amazônia. A pesquisa causa impacto na área da indústria metalo-mecânica, no sentido que pode ser aplicado em toda indústria de soldas, como por exemplo na indústria naval e plataformas petrolíferas off-shore.
Confira o trabalho completo no site: https://www.nature.com/articles/s41598-020-75136-z

 

 

 

 

Página 1 de 5
Fim do conteúdo da página