
É com grande satisfação que a Comissão Organizadora do Encontro dos Estudantes de pedagogia (X EPED), informa à comunidade acadêmica e ao público em geral que as inscrições para o X EPED abre no dia 02 de Março de 2026 às 18h30 e serão feitas através da plataforma Even3 no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/x-encontro-dos-estudantes-de-pedagogia-x-eped-698048. Esta edição tem como tema “Vozes em formação, lutas, conquistas e desafios: olhares pedagógicos na construção da trajetória docente”, o evento é realizado pelo Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED) da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, em parceria com sua respectiva subunidade, a Faculdade de Educação e Ciências Sociais (FAECS). O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2026 no Campus Universitário de Abaetetuba, e tem por objetivo político-social o desenvolvimento articulado entre Ensino, Pesquisa e Extensão no curso de graduação em Pedagogia e áreas afins, sendo um momento formativo para a socialização de conhecimentos e promoção de reflexões e debates sobre educação e sociedade no contexto atual.
Para mais informações, baixe o edital do evento e os templates disponibilizados, em caso de dúvidas entre em contato através do Gmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cronograma: Inscrições na condição de ouvinte na plataforma Even3: Primeiro lote: 02/03/2026 a 20/03/2026 Segundo lote: 21/03/2026 a 18/04/2026 Terceiro lote: 19/04/2026 a 16/05/2026 Inscrições na condição de Profissionais da Educação são 02/03/2026 a 14/05/2026 na plataforma Even3. Inscrições com apresentação de trabalho (Comunicação Oral) na plataforma Even3: Primeiro lote: 02/03 a 28/03/2026 Segundo lote: 29/03 a 29/04/2026 Envio da carta de aceite dos trabalhos aprovados será do 29/04/2026 até o dia 05/05/2026 Prazo para recurso dos trabalhos não aprovados serão nos dias 07 e 08/05/2026 Publicação do Resultado de Recurso será no dia 11/05 /2026. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21/05/2026. O lançamento dos anais será 20/06/2026 O envio do trabalho completo (Artigo) para publicação no e-book do X EPED será até dia 30/05/2026. O lançamento do e-book será em junho de 2026 Fique por dentro das notícias sobre o evento nas nossas redes sociais: @caped.ufpa (Instagram) @eped.ufpa (Instagram) Gmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Atenciosamente, Comissão Organizadora do X EPED.
Última modificação em Terça, 03 de Março de 2026, 18h33
- 03/03/26
- 18h07

No período de 12/6 a 31/10/2025, o Campus de Abaetetuba realizou o curso de extensão “Escola: lugar de ensinar e aprender gêneros textuais orais”, com o objetivo de atender a uma demanda tanto da formação de professores quanto do ensino de Português na educação básica. No curso, estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa, juntamente com o ministrante, elaboraram de forma colaborativa uma proposta de ensino do gênero textual oral “podcasts de entrevista com especialista”, tendo como temáticas “o artesanato de miriti” e “benefícios do miriti à saúde”. Após a finalização, a proposta foi aplicada em turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Mariuadir Santos. Confira no link, abaixo, alguns dos podcasts produzidos pelas turmas!
Última modificação em Terça, 03 de Março de 2026, 18h07
- 03/03/26
- 17h57

Atenção candidatos(as), as inscrições para o PSE Integrado da UFPA foram prorrogadas até o dia 08/03! Não perde essa oportunidade e aproveite esses dias a mais para fazer sua inscrição!
Mais informações e inscrições pelo site: https://ceps.ufpa.br/index.php/integr-2026/1035-editais-pse-int-2026/2387-edital-int-2026
Última modificação em Sábado, 28 de Fevereiro de 2026, 17h58
- 28/02/26
- 05h55
A Comissão Eleitoral (CE) para a representação docente do Campus Universitário de Abaetetuba no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna pública a homologação das chapas que participação do processo eleitoral.
Para ter acesso ao documento, clique aqui.
Última modificação em Terça, 24 de Fevereiro de 2026, 20h00
- 24/02/26
- 19h54

O I Seminário Integrador da UFPA dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, em Etnodesenvolvimento e Tecnologia em Agroecologia é fruto de um processo de articulação nacional promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)/MEC a partir da participação de representantes da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam/UFPA/Abaetetuba), da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo/UFPA/Cametá) e da Faculdade de Etnodiversidade (FacEtno/UFPA/Altamira) nos encontros e cursos de formação de formadores em Educação do Campo, onde foi despertada a necessidade de uma maior articulação dessas faculdades para se integrarem e discutirem de forma conjunta as dinâmicas e demandas dos cursos que ofertam, assim como de estudantes de graduação desses cursos.
O evento, que será realizado no Campus Abaetetuba, no período de 25 a 27/02/26, surge como uma proposta de integração e diálogos entre estudantes, docentes e técnicos(as) que atuam nos cursos, que são resultantes de demandas da sociedade civil organizada e de movimentos sociais do campo, sendo assim, a participação desse público também é esperada para enriquecer os debates e a programação.
Desse modo, o I Seminário Integrador da UFPA dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, em Etnodesenvolvimento e Tecnologia em Agroecologia, ao reunir discentes, professores (as), técnicos(as) e movimentos sociais se proporá a discutir políticas de educação diferenciada para a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais a partir de seus territórios, seus pertencimentos e sua sociobiodiversidade.
O evento é exclusivo para professores(as), técnicos(as) e discentes dos cursos de graduação dessas faculdades, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade – Licenciatura em Educação do Campo), e de programas de pós-graduação a elas vinculados, como o Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGEtno).
Os(as) estudantes se inscreveram e submeteram 395 trabalhos, em oito eixos temáticos, na forma de Resumo Simples, Resumo Expandido e/ou Artigo até o dia 13 de fevereiro, pelo site https://www.even3.com.br/seminufpa-687338/. Espera-se a participação de cerca de 600 inscritos(as), dos Campus da UFPA de Abaetetuba, Altamira e Cametá e de seus polos.
A programação, nos dias 25 e 26/02, ocorrerá no Campus de Abaetetuba e contará com conferências, mesas de debate, rodas de conversa, exposições no Museu do Baixo Tocantins, atividades culturais, apresentações de trabalhos, 11 oficinas e a Feira da Agricultura Familiar, organizada a partir do “Programa Circuitos Curtos de Comercialização, Valorização da Sociobiodiversidade e Organização da Feira da Agricultura Familiar no Campus de Abaetetuba (Proexia 2026)”, com a previsão de participação de 30 agricultores(as) que comercializarão produtos da sociobiodiversidade regional durante o evento. No dia 27/02, os(as) participantes se deslocarão para Belém para a realização de um ato político no Campus Guamá, onde será entregue à reitoria a Carta de Abaetetuba, que versará sobre a importância dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, em Etnodesenvolvimento e Tecnologia em Agroecologia e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir deles realizadas, para o atendimento às demandas das populações do campo e de seus territórios, assim como apresentará solicitações e proposições para os cursos, como resultado da sistematização dos diálogos ocorridos durante o Seminário em Abaetetuba.
- 24/02/26
- 17h16
Redes Sociais